top of page

 

[…] algumas questões táticas aceitas por toda a rede e seus diversos circuitos: as obras devem ser enviadas via correio, todas as obras recebidas a partir de qualquer convocatória, seja qual for o tema, serão exibidas na sua totalidade, sem escolha e seu júri sem impor restrições no que se refere a tamanho, técnica, disciplina ou corrente artística e os destinatários estão obrigados a acusar o recebimento enviando uma lista de participantes ou catálogo com os endereços. Outro requisito é a não-devolução e a não-comercialização das obras, podendo ser doadas às instituições patrocinadoras para suas próprias mobilizações.(Clemente Padín, trecho do texto Arte Correo en Latinoamérica, p. 84 )

 

A maior produção em arte postal estava centrada nos Estados Unidos, nos anos 60 e 70 do século XX dada a existência de ditaduras na América Latina e no Leste Europeu, estes espaços / países eram terreno fértil para a expansão da arte postal. Os artistas através da arte postal conseguiam subverter o sistema e enganar a censura, criando redes de denúncia, protesto e solidariedade como temas.

A arte postal tem como lema a liberdade de circulação fazendo uso dos correios. Desde os anos sessenta que os artistas plásticos fazem uso deste meio para partilharem as suas ideias, as suas imagens... A escolha de um tema é provocador no sentido de estimular a reflexão plástica sobre algo relevante.

São trabalhos artísticos sem valor comercial que circulam pelos correios, a materialidade é importante pelo contato sensorial.

Arte postal é uma rede de artistas cujo foco está centrado no objeto artístico, na comunicação, no intercâmbio artístico e na colaboração entre os seus membros. - criação compartilhada, interatividade, intercâmbio e produção em processo.

.(...)por suas características democráticas tem tido sua abrangência ampliada na prática de expressão criativa e como experimentação artística por pessoas não ligadas às artes plásticas, por forma de comunicação, manifestação humana e de posicionamentos éticos e culturais...

   (trecho retirado de texto de Constança Lucas, 2013)

 

As convocatórias de arte postal são projetos criados por pessoas e/ou organizações ligados a esta manifestação artística. Nestes, geralmente há um tema a ser desenvolvido, que pode ser de enfoque puramente artístico ou lúdico, mas, há um grande número de convocatórias que assumem um compromisso político-social, utilizando-se desse meio para realizar denúncias, alertas ou apoios a situações injustas ou de risco. O tamanho e as técnicas a serem utilizadas, na maioria das vezes, são livres, porém, em alguns casos, podem estar previamente determinadas pelo proponente. (Fabiane Pianovski,2004)
 

 

 

 

bottom of page